quinta-feira, 21 de junho de 2012

                  Porque queremos uma casinha na árvore? 

 Toda criança sonha em construir uma casinha em cima de uma árvore. Me peguei pensando porque será que temos este tipo de sentimento? Seria a altura ou seria o refúgio? Ficar distante de tudo e de todos para pensar melhor melhor, sonhar mais? Seria uma forma de colocar lá dentro só quem gostamos e queremos por perto, e depois tiramos a escada e mantemos elas sempre do nosso lado? 
Seria inveja dos pássaros que podem ficar olhando tudo lá de cima, construir seus ninhos entre os galhos...
Pois é, o que de fato é, eu não consigo entender, mas uma coisa posso afirmar, é uma delícia. Feliz de quem tem pais que fazem isso pelos seus filhos. Eu não tive casinha na árvore, mas lembro que subia em uma mangueira e brincava lá em cima. Muita vezes via meu irmão me procurando e ficava bem quietinha por lá, para não ser interrompida nos pensamentos, sonhos e viagens...Acho que é uma forma de isolar seus pensamentos das outras pessoas, como se alguém fosse capaz de entrar neles, e torna-los reais nem que seja por instantes.
Meus filhos tiveram casinha, não na árvore, mas no muro, porque no fundo da minha casa não tinha árvore, e o pai deles tratou de fazer uma no muro. Como eles gostavam daquela propriedade!! Passavam horas brincando lá dentro.
Meu sobrinho foi mais audacioso, filho de carpinteiro foi juntando madeira e fez uma linda casa, na árvore mais alta que tinha no terreno ao lado de onde morava. A casa tinha quarto, sala e cozinha. Tive o prazer de estar lá, o terreno alto, mas precisamente um morro, e a altura da árvore, faziam da paisagem um cartão postal. Podia se ver a extensão do rio que passava a sua frente e grande parte da cidade. O único medo que senti foi para subir a escada, acho que tinha uns oito metros.
 
No início de 1990, o paisagista Horace Burgess comprou um terreno arborizado, nos arredores de Crossville, Tennessee. Uma das árvores maiores, ao lado de uma estrada de terra, chamou sua atenção. Ele decidiu construir a maior casa do mundo nos ramos desta árvore. Ele alega que foi Deus quem pediu à ele para fazer a construção.
Ela possui dez andares, é visitada por turistas o ano inteiro. Loucura ou não, tem muito adulto que não conseguiu realizar o sonho na infância e faz isso quando cresce. A apelação religiosa nos faz despertar para muitos sentimentos ora sufocados na infância. É como beber para tomar coragem! 
   Em fim, a casa na árvore nada mais é que, um refúgio onde todo brinquedo ganha vida, sua vida vira brincadeira e todos os sonhos tornam-se realidade.
Hoje temos empresas especializadas no ramo de construção de casas em árvores, algumas até luxuosas, e muitos arquitetos incorporam a ideia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário