quarta-feira, 20 de junho de 2012

                 Abertura da Mostra de Cinema em Paulínia

                               Marcio Cury durante a abertura


Ontem, (19), aconteceu no Theatro Municipal de Paulínia, SP, a abertura da Mostra de Cinema. O evento que irá até o dia 1 de julho, trará duas pré-estreias. Uma ocorreu ontem com o filme, "A Última Estação", dirigido por Marcio Cury, trazendo no elenco Mounir Maasri, Kiarah Lobato, Elisa Lucinda.
Infelizmente o público foi muito baixo, acredita-se que foi por causa da forte chuva que ocorreu antes do espetáculo, mas toda a produção e o elenco compareceu para conferir e se emocionar com o trabalho. O drama começa e termina em Beirute no Líbano,  mas a grande parte do filme ocorre no Brasil. Dois filhos de libaneses embarcam em um navio italiano a procura de fortuna no Brasil. A estória surge em 1950 e percorre mais de meio século de muitas aventuras e emoções.
Muitas cenas são bem "íntimas", devido as gravações terem sido feitas aqui em Paulínia, várias delas aqui na rua Malavazi, bem próximo à minha casa.
Vários locais como Hotel Paulínia, o Cemitério Municipal e algumas estradas na região tornam o filme bem "conhecido", mas que não deixa você perder a sequência dos fatos ocorridos.
Muitos sorrisos foram arrancados da plateia, quebrando aquela seriedade que o libanês passa quando o assunto é "negócios".
Mas o que quebrou mesmo a sisudez, foi uma gafe que, no meu ponto de vista passou despercebida pelo pessoal da produção. É uma cena em que o libanês Tarik acompanhado de sua filha Samia procuram um amigo do navio, que ele nunca mais viu desde a viagem de travessia para o Brasil  que ocorre na praça da Igreja matriz de Cosmópolis,SP, no filme representando uma cidade fictícia de Goiás, uma grande faixa estendida nos postes da praça, anunciando um show de Moacir Franco.  O show realmente aconteceu, mas em 2009, não em 2001 que é a data em que sucede a cena do filme. Se foi proposital não sabemos, bom para Moacir Franco que vai ter seu nome na faixa,  perpetuado na tela do cinema.
A Mostra irá trazer muitos sucessos do cinema brasileiro como: Tropa de Elite 2, Jean Charles, O Menino da Porteira, Salve Geral, O Palhaço, Cabeça a Prêmio e outros. A entrada é grátis, com início as 19h00. A agenda completa você pode conferir na página: www.culturapaulinia.com.br.
No dia 1 de julho, acontecerá outra pré-estréia, desta vez com o filme, "Colegas", dirigido por Marcelo Galvão, um filme muito esperado por se tratar de uma comédia muito divertida que traz no elenco três adolescentes muito talentosos com Síndrome de Daw.

Sinopse do filme "A Última Estação"


Junho de 1950. Ainda um adolescente, o libanês, Tarik e seu irmão Karim, vêm tentar a vida no Brasil. No navio faz amizade com outros meninos árabes e sírios. Chegando cada um segue seu caminho e os anos passam...Em setembro de 2001, o velho Tarik perde a esposa e precisa cumprir algumas promessas antes de morrer. Abandona tudo e atravessa o Brasil com sua filha Samia, em busca dos menisnos que fizeram com ele a longa travessia há 51 anos. Cada parada desta longa viagem revelará uma verdade fabulosa de mais de 1001 noites.

                         Cristina Serra, Ivan Montanari e Luíza Serra, Artistas do filme "A Última Estação"




2 comentários:

  1. Parabéns, Cissa.Os cinéfilos adoram esses detalhes,que o diretor deixou passar. Talvez pelo estresse vivido no set e durante as externas.

    "É uma cena em que o libanês Tarik acompanhado de sua filha Samia procuram um amigo do navio, que ele nunca mais viu desde a viagem de travessia para o Brasil que ocorre na praça da Igreja matriz de Cosmópolis,SP, no filme representando uma cidade fictícia de Goiás, uma grande faixa estendida nos postes da praça, anunciando um show de Moacir Franco".

    Depois desse comentário, estamos ávidos para ver o filme.

    ResponderExcluir
  2. Rai depois do curso do João Nunes, não tem como não ser mais crítico!! Abs

    ResponderExcluir