sexta-feira, 15 de junho de 2012

Pimenta! Xô inveja!!



Quem nunca ouviu a expressão "Seca pimenteira"? Pois é, verdade ou não, mas todo mundo desconfia de um "olho gordo", mas precisamente um sentimento chamado inveja. E para contra ataca-la nos valemos de tudo, porque temos ciência do mal que ela nos faz.
Muitas pessoas costumam usar patuás para atrair sorte, e o das pimentinhas está entre os mais usados. Seu significado místico diz que ela traz proteção, bons relacionamentos amorosos, sorte, prosperidade e afasta o chamado "olho gordo".
 
Pimenta, que vem do latim “pigmentum”, e que significa “matéria corante”, é um alimento consumido por, aproximadamente, ¼ da população brasileira, sendo um dos alimentos mais amados e odiados pelo homem, devido ao seu forte ardor. Antigamente, na Itália, era vista como coisa do diabo e conhecida como “diavoletto”, o que significa “pequeno diabo”.
A parte legal de tudo isso é que ela contagia. Se tem eficácia ou não o importante é que elas com suas cores vibrantes têm invadido até o mundo dos acessórios. São pulseiras, brincos, chaveiros, tudo para ter por perto a famosa especiaria milagrosa. Símbolo de sensualidade também é usada em tatuagens, pelo fato da pimenta ter um ardor forte e ser afrodisíaca, o que a difere de outros alimentos, ela é frequentemente associada à sensualidade e sexualidade, sendo mais usada com esse significado por mulheres e em partes do corpo que representam algum tipo de sexualidade, como pescoço, virilha, cóccix, seios, pés e nádega.

Não convém duvidar, a fé é um instrumento que pode ser usado em qualquer lugar e hora. Faz muito bem para a alma e para saúde. Eleva a autoestima pois nos faz acreditar que alcançaremos o que almejamos.


Como benefício à saúde as pimentas auxiliam na aceleração do metabolismo, diminui os riscos de doenças cardiovasculares, diminuem a incidência de infartos,  contribuem  para o emagrecimento visto que ajuda na eliminação de gordura, também reduz a TPM, ajuda na prevenção das varizes, e se for colocado no xampu extrato de pimenta (capsaicina) que pode se achado em farmácias de manipulação esta vai auxiliar no crescimento dos cabelos e amenizar problemas no couro cabeludo.

 Na culinária podemos saborear até geleia de pimenta. De sabor exótico e quente, ela dá um toque especial às torradas, panquecas, pão sírio e outros, já provei e é muito bom!!

Receita de Geléia de Pimenta


  • 4 pimentas dedo de moça sem sementes picadas (se não se garante, bota menos)
  • 1 maçã descascada e ralada no ralo grosso
  • 1 xícara de açúcar
  • 200ml de suco de laranja
  • 2 dentes de alho descascados
  • 1 pitada de sal
  1. Em uma panela coloque todos os ingredientes e leve ao fogo médio por 20 minutos sem mexer
  2. A geleia ganha consistência depois que esfria, então apague o fogo e observe a mudança linda que acontece
  3. Retire os dentes de alho, transfira a geleia para um pote de vidro esterilizado e mantenha na geladeira.                                                                                                                                  Depois que fizerem me conta como ficou!!! Bom apetite!









Um comentário: